Mas afinal, que tipo de jogo poderia ser feito com um protagonista com cara de criança, com canhão no braço? Dando uma identidade própria, o então ilustrador de 22 anos, Keiji Inafune foi o criador do que hoje é uma franquia enorme. Inafune foi o responsável não só pela criação dos designs básicos do robô principal, como toda pixel art de todos Robot Masters, do logotipo e do manual de instruções, assim como a capa.
Referências a vários gêneros musicais em nomes, com o principal se chamando "Rock", com uma irmã chamada "Roll", com um 'irmão' chamado "Blues", e uma (inovadora, no contexto) proposta gameplay baseada em pedra-papel-tesoura, que fazia com que um inimigo fosse derrotado com a arma de outro, auxiliaram na criação de um jogo que mudaria de forma permanente o mercado de jogos de visão lateral em 2d, chamados de "Side Scrollers".
E assim, em 17 dezembro de 1987, surge o jogo Rockman, conhecido no ocidente com o nome de Megaman. Apesar do lançamento vender acima da meta pretendida pela Capcom, não teria uma continuação; o time de Inafune seria direcionado para trabalhar em outro jogos.
Porém, Capcom permitiu uma continuação de Megaman, devido insistência unânime do time, desde que completassem os outros projetos que foram planejados. A criação de "Pro Yakyuu? Satsujin Jiken!" e a versão de Nes do jogo de arcade "Legendary Wings" fizeram com que Megaman 2 fosse lançado pouco mais de um ano depois do original, em 24 de dezembro de 1988.
O novo foi considerado um sucesso enorme, vendendo muito mais que seu predecessor. Inafune considera Mega Man 2 seu jogo favorito, assim como uma grande parcela dos fãs considera Mega Man 2 O jogo definitivo da série clássica, devido a qualidade da produção, como gráficos, músicas memoráveis (Wily 1-2, por exemplo, possui um sem número de remixes, feitos por fãs e até mesmo dentro da série). Capcom então percebeu que a série Mega Man seria um investimento de retorno garantindo, dando a série lançamentos (quase) todo ano.
O terceiro jogo da série clássica de Mega Man, lançando em 28 de setembro de 1990 é considerado por Inafune o seu jogo “menos preferido” da série; problemas devido a programadores saindo e o jogo tendo que ser vendido antes que completamente finalizado fazem com que o jogo tenha sido na visão do seu criador um produto que poderia ter sido maior com um ‘polimento’ adequado.
Mega Man 9 e 10, ao contrário das continuações 7 e 8 são feitos de modo a emular os jogos clássicos de NES. Apesar da controvérsia gerada por gráficos tão “retro”, o sucesso de vendas garantiu que Mega Man seja novamente um sucesso no mundo dos games.
Mas isso é história para outro post...
Alias, como apreciação e vontade de rejogar série clássica, fiz uma série de vídeos, que eu fiz jogando todas as fases dos jogos 1 ao 6, nestas listas de reprodução a seguir (links abaixo ;D).
http://www.youtube.com/view_play_list?p=BECF0C4D2A0C7D38 Mega Man
http://www.youtube.com/view_play_list?p=428BFB86D7F5F7E3 Mega Man 2
http://www.youtube.com/view_play_list?p=683C022771405D60 Mega Man 3
http://www.youtube.com/view_play_list?p=56362C83413D25B8 Mega Man 4
http://www.youtube.com/view_play_list?p=27503F945C5CBC1E Mega Man 5
http://www.youtube.com/view_play_list?p=B933766919B23FFF Megaman 6
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