domingo, 3 de julho de 2011

Resenha de Immortal Defense


Jogos estilo “Tower Defense” são um nicho mais conhecido pelos famosos “passatempos em flash”, como o Desktop Tower Defense, e muitos outros do mesmo gênero. A gameplay comum de jogos desse gênero consiste em colocar armas / objetos / personagens estacionários que disparam contra hordas de inimigos que invadem um caminho pré-determinado, misturando estratégia com capacidade de micromanaging. Normalmente são torres guarnecidas de unidades numa temática de fantasia medieval, por isso o nome popular de Tower Defense.

Jogos do gênero que não são feitos em flash, como o bem humorado Plants vs Zombies, são raros num meio de clones genéricos do mesmo conceito. Immortal Defense é uma dessas raras exceções, porque alia o gameplay típico do gênero com uma história interessante (e meio que supreendente), formando um jogo, com o exagero da palavra, único.

Resumindo em uma frase simples, ID é e um Tower Defense numa roupagem de ficção científica num ambiente espacial. No lugar de um senhor feudal ou mago poderoso defendendo seu castelo de tropas inimigas, você comanda as ações de um “Path Defender”, que defende seu planeta contra as forças invasoras numa dimensão ao hiperespaço.

Gráficos e Som
É mais fácil você ver o video do que eu tentar explicar:




Os gráficos de Immortal Defense são capazes de misturar a “serenidade” do espaço a um ambiente caótico, num plano de fundo que é o “espaço exterior visto de uma dimensão paralela”. Apesar de relativamente simplificados, a combinação de cores e formas é bastante efetiva e dá uma aparência característica e inconfundível a cada nave, Pontos e até mesmo mesmo o seu cursor e avatar. Os sons também são dotados de personalidade e uma trilha sonora exclusiva para um jogo independente como esse.


Explicações em geral

A forma de como o jogo e desafios são apresentados (e a dificuldade crescente) são capazes de tornar a mecânica básica de um Tower Defense mais interessante do que seria a norma para esse tipo de jogo. A explicação de porque os inimigos são obrigados a atravessar pelo caminho, e o motivo qual você pode atacá-los impunemente é explicado na história do jogo, e faz parte de sua premissa básica. Existem 7 capítulos com 16 missões cada, e um editor de níveis (pós versão 1.1).

Não lembro de nenhum outro jogo que me fez questionar coisas que parecem tão comuns em videogames ou mesmo filmes... A frase principal, as palavras que marcam a identidade do jogo surgem logo após o início do jogo, mudando de significado várias vezes ao decorrer da história.

“Is there anything you would give up everything to defend?”
“Existe alguma coisa que faria você desistir de tudo para defendê-la?”
(Tradução Livre)


Jogabilidade & Mecânica

A premissa básica de um Tower Defense ainda está aqui, mas incrivelmente minimalista: cada nível é uma “linha” traçando os contornos onde seus inimigos irão transitar até atingir seu objetivo (o final da linha). Isso permite com que o jogador foque seus esforços em justamente realizar o seu objetivo: você é um “Path Defender” portanto deveria apenas se focar em defender o caminho.

Além dos disparos incessantes do seu cursor / avatar sobre as hordas de naves que avançam, você possuí “Pontos“; são estruturas defensivas que o servem para impedir o avanço de naves inimigas; 11 Pontos com 7 níveis de upgrades, todos baseados numa emoção diferente, como “Medo” ou “Coragem”.       

    

Em 100 (!) fases, existem 27 tipos diferentes de inimigos, cada qual com suas particularidades, forças e fraquezas; como jogador você sentirá ódio de certos inimigos (malditos Triad Flashes!) devido a suas capacidades de anular alguns dos seus Pontos, ou simplesmente “saltar” por cima de suas defesas, mas mesmos estes possuem fraquezas “exploráveis”; existem sempre pelo menos duas formas de derrotar inimigos.

Conclusão

O demo gratuito de Immortal Defense (contendo os 3 primeiros capítulos com 16 missões cada) pode ser encontrado na página dos criadores, Radical Poesis Games & Creations. Sim, esse demo foi bom o suficiente para me fazer comprar pra ver o que diabos ia acontecer no final do jogo.
Dê uma chance ao Immortal Defense, pelo menos a versão demo. Não custa nada, e você pode se surpreender. Admito que tive certa dificuldade em chegar as fases finais, mas a história me prendeu de tal maneira que acabei, com estratégia, vencendo os desafios.

Nesse instante, eu percebi que o jogo estava na dificuldade padrão, que é 30/100. Brr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário