sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mega Man, uma retrospectiva!

Megaman has ended the evil domination of Dr. Wily and restored the world to peace. However, the never ending battle continues until all destructive forces are eliminated. Fight, Megaman! For everlasting peace! - Narração final de Mega Man 1, 1988, Capcom

Mega Man foi originalmente comissionado como jogo do Astro Boy, uma das mais famosas (e primeiras) séries de anime de todo mundo, o contrato foi cancelado, mas o projeto não foi encerrado. Afinal, havia a necessidade do lançamento de jogos de plataforma para o Famicom / Nes.

Mas afinal, que tipo de jogo poderia ser feito com um protagonista com cara de criança, com canhão no braço? Dando uma identidade própria, o então ilustrador de 22 anos, Keiji Inafune foi o criador do que hoje é uma franquia enorme. Inafune foi o responsável não só pela criação dos designs básicos do robô principal, como toda pixel art de todos Robot Masters, do logotipo e do manual de instruções, assim como a capa.

Inspirado fortemente na antiga série de anime Casshan (onde humanos são atacados por robôs ensandecidos, protegidos por um protetor robótico); porém, reimaginado de forma a entrar no âmbito de um pequeno robô que se voluntaria para enfrentar as máquinas renegadas.

Referências a vários gêneros musicais em nomes, com o principal se chamando "Rock", com uma irmã chamada "Roll", com um 'irmão' chamado "Blues", e uma (inovadora, no contexto) proposta gameplay baseada em pedra-papel-tesoura, que fazia com que um inimigo fosse derrotado com a arma de outro, auxiliaram na criação de um jogo que mudaria de forma permanente o mercado de jogos de visão lateral em 2d, chamados de "Side Scrollers".

E assim, em 17 dezembro de 1987, surge o jogo Rockman, conhecido no ocidente com o nome de Megaman. Apesar do lançamento vender acima da meta pretendida pela Capcom, não teria uma continuação; o time de Inafune seria direcionado para trabalhar em outro jogos.

Porém, Capcom permitiu uma continuação de Megaman, devido insistência unânime do time, desde que completassem os outros projetos que foram planejados. A criação de "Pro Yakyuu? Satsujin Jiken!" e a versão de Nes do jogo de arcade "Legendary Wings" fizeram com que Megaman 2 fosse lançado pouco mais de um ano depois do original, em 24 de dezembro de 1988.

O novo foi considerado um sucesso enorme, vendendo muito mais que seu predecessor. Inafune considera Mega Man 2 seu jogo favorito, assim como uma grande parcela dos fãs considera Mega Man 2 O jogo definitivo da série clássica, devido a qualidade da produção, como gráficos, músicas memoráveis (Wily 1-2, por exemplo, possui um sem número de remixes, feitos por fãs e até mesmo dentro da série). Capcom então percebeu que a série Mega Man seria um investimento de retorno garantindo, dando a série lançamentos (quase) todo ano.

O terceiro jogo da série clássica de Mega Man, lançando em 28 de setembro de 1990 é considerado por Inafune o seu jogo “menos preferido” da série; problemas devido a programadores saindo e o jogo tendo que ser vendido antes que completamente finalizado fazem com que o jogo tenha sido na visão do seu criador um produto que poderia ter sido maior com um ‘polimento’ adequado.

A popularidade da série clássica continuou até o final da era do NES / Famicom, com seis jogos (1991, 1992 e 1993). Mega Man 7 é lançado para SNES em 1995 e Mega Man 8 sai para Playstation 1 e Sega Saturno celebrando os 10 anos da série em 1997. Após Mega Man & Bass em 1998 para SNES, a série clássica entra num hiato e só recebe jogos novos em 2008 com Mega Man 9 e Mega Man 10 em 2010, para os consoles de ultima geração (atuais), Playstation 3, Wii e Xbox 360.

Mega Man 9 e 10, ao contrário das continuações 7 e 8 são feitos de modo a emular os jogos clássicos de NES. Apesar da controvérsia gerada por gráficos tão “retro”, o sucesso de vendas garantiu que Mega Man seja novamente um sucesso no mundo dos games.

Vale frisar que com o lançamento do Super Famicom / SNES, a série clássica entrou em pausa porque em 1993, estrelando um robô chamado X e seu fiel aliado Zero, uma nova franquia chamada Mega Man X surge.

Mas isso é história para outro post...

Alias, como apreciação e vontade de rejogar série clássica, fiz uma série de vídeos, que eu fiz jogando todas as fases dos jogos 1 ao 6, nestas listas de reprodução a seguir (links abaixo ;D).

http://www.youtube.com/view_play_list?p=BECF0C4D2A0C7D38 Mega Man

http://www.youtube.com/view_play_list?p=428BFB86D7F5F7E3 Mega Man 2

http://www.youtube.com/view_play_list?p=683C022771405D60 Mega Man 3

http://www.youtube.com/view_play_list?p=56362C83413D25B8 Mega Man 4

http://www.youtube.com/view_play_list?p=27503F945C5CBC1E Mega Man 5

http://www.youtube.com/view_play_list?p=B933766919B23FFF Megaman 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário