terça-feira, 30 de agosto de 2011

Retrospectiva D&D: Conjurador, esse lindo – Parte 1


Na ultima postagem eu falei sobre o guerreiro, mas segundo o retorno, acabei me focando demais no aspecto 3ª edição, ao invés de fazer o proposto. Cá estou aqui tentando realizar a postagem em sequência, de forma a fazer o proposto, que é analisar a origem e a evolução da classe escolhida pelas edições de D&D.

A origem do arquétipo do Mago

O mago é o lançador de magias arcano, usando poderes mágicos para criar efeitos instantâneos ou duradouros. Ao contrário do arquétipo do guerreiro que mistura todos os tipos de guerreiro e não tem realmente uma identidade coesa, o mago é o oposto.

Só que ao invés de Coração, adicione "Controle sobre a Realidade"

Ele pega os aspectos de magos de mitologias, lendas, quadrinhos, livros e histórias. Merlin, Circe, Medea, Dr. Estranho, Baba Yaga, Gandalf, Abe no Seimei, Djinns, Prospero, Morgan Le Fay, Kitsunes, a fada Madrinha da Cinderella, entre dois porrilhões outros de arquétipos que fazem magia e os mistura de uma forma louca com um sistema do tipo lance-e-esqueça copiado dos livros de Jack Vance (a série A agonia da Terra / Dying Earth).

Então, quais aspectos desses magos fictícios fazem o mago de D&D ser assustador como classe singular? Simples! Todos os aspectos de todos conjuradores ao mesmo tempo, sob escolha do jogador.  

A dominação do Mago, e sua origem

Tudo começou naquele jogo de 1976 (tradução livre minha):

“Magic-User (Usuários de magia) são talvez os personagens mais poderosos do jogo, mas é um caminho longo e árduo ao topo, e eles começam fracos. A sobrevivência até lá é que é o problema, a menos que Guerreiros protejam o Magic-User até que eles tenham se desenvolvido” – Gary Gygax, Dave Arneson (D&D 1e, Volume 1: Men and Magic)


Mike Mearls (sempre ele, né?) faz um comentário pertinente em sua coluna Legends and Lore.

Um Magic-User tinha os piores pontos de vida e pior CA. Até o 3º nível ou mais, um único ataque poderia matar um mago (como o exemplo infame do mago morto por um gato comum). Um duelo entre dois conjuradores, mesmo de nível moderado era quem disparasse a primeira magia de dano de nível alto. De algumas formas, jogar com um mago era como optar pelo ‘Modo Difícil’.” – Mike Mearls

Começar a jogar com mago foi o equivalente ao “modo difícil”? Com certeza. Não estou falando de jogos que querem emular Old School e o fazem tolhendo aspectos, e sim do 1e original. A diferença é gritante: jogar no estilo chute a porta numa dungeon Gygaxiana é pedir pra morrer, porque tudo LITERALMENTE conspira pra te matar.

Considerando que perder um personagem na 1e significava começar de 1º nível (essas noções de voltar “ao nível do grupo” era inexistentes na época quando a tubaína era com rolha), recompensar um jogador que sobreviveu com um inútil por 10 níveis era algo “legal”. E aí, o cara com 10+ níveis de mago começa a ter o poder crescente que faz a realidade se curvar a ele. 

Não que isso pudesse dar errado.
Dar as recompensas do 'Player Must Die' no modo fácil?

O problema é que o jogo mudou. Nas palavras do Snake: “War has changed”.

Imagine a situação. O jogador usa um pé de cabra e abre a boca da estátua do Deus-Mosca, Brunderfly. Na 1e? Você não só morre como mata o resto do grupo de brinde pelos vapores venenosos. Sem testes, sem choro. Burro.

Em AD&D, o paradigma é mais brando. Receberia um Teste de Resistência (ou “Jogada de Proteção” se você for velho) contra veneno / paralisia / morte e cairia debilitado no chão. Em duas rodadas você morria se não recebesse uma cura mágica.

Na 3e, você teria um Teste de Resistência de Fortitude para evitar ser envenenado, e mesmo se falhar receberia dano nos atributos; perigoso e certamente sacana com o jogador, mas não morte automática.

(para fins de comparação, na 4e, você faz uma jogada da armadilha contra sua defesa de Fortitude para evitar receber um efeito de Dano Contínuo. Se o mestre for sacana o veneno faz perder 1 Pulso de Cura.)

Agora, se o jogo não é tão letal como antes, o mago ainda tem a mesma progressão? Tradição? Não sei. Mas em time que ganha, não se mexe.

Mesmo que seja uma classe com mentalidade “modo difícil, então compensa ser poderoso mais tarde”, existiam formas de tentar simular uma curva de poder mais difícil de ser alcançada, mas normalmente eram meros empecilhos entre o mago e a dominação do Multiverso.

Em AD&D, magos tinham de XP diferenciado para que magos subissem de nível “mais devagar que as outras classes”, de forma a compensar isso.  Na prática, isso não era de diferença relevante se o grupo recebe XP como é descrito no livro (1 XP para cada 1 PO de tesouro) além dos oferecidos por monstros derrotados.

Alguém lembra quando o Kuririn era mais forte que Goku? Todos os 3 episódios?
É a mesma coisa com Guerreiros e Magos.
A divisão é mínima, e o mago ainda sobe de nível, em média 1 nível (ou menos que isso) do grupo.

O problema real aqui é que D&D tornou-se um jogo que recompensa o Domínio das Regras; Monte Cook, um dos designers da 3ª edição de D&D fala isso no seu próprio blog, no polêmico artigo “Ivory Tower Design”, talvez o primeiro artigo onde um dos desenvolvedores do jogo fala abertamente sobre isso.

“A idéia é que o jogo dê as regras e que os jogadores descubram os altos e baixos sozinhos – jogadores que são recompensados por dominarem as regras e fazerem boas escolhas ao invés de escolhas ruins.”

Mas isso pode ser expandido em outra postagem, a parte 2. Acabou que eu falei do contexto e poderes por alto, mas não o que faz a classe ser o que é. Assustadora nas mãos de um jogador criativo.

Esclarecimento pós-post: Antes que algum gênio venha nos comentários dizer que eu não pesquisei, as tabelas citadas de AD&D foram verificadas de novo, e minha memória não me traiu; o mago só fica um nível atrás do guerreiro recebendo o mesmo XP (como grupo), e a diferença só se torna “gritante” depois do 15º nível. E por gritante, quero dizer “um nível e meio”.
  

5 comentários:

  1. Mesmo assim você topa jogar 3.5 com um maluco, um overpower e um cara que não tenho nem como descrever, máximo que posso supor que é um maluco (como jogador).

    ResponderExcluir
  2. Ele gosta de d&d. Ele lê tudo de tormenta.

    Enfim, ele gosta de sofrer.

    No mais, o artigo tá bacana

    ResponderExcluir
  3. GRAÇAS AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS SEU EMAIL É (drsunnydsolution1@gmail.com
    meu nome é Miss Lina, eu era casada com meu marido por 5 anos nós estávamos vivendo felizes juntos para este ano e não até ele viajar para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e o amor ela só. então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não queria mais ver a mim e aos meus filhos, então ele nos expulsou de casa e estava indo para a Austrália ver aquela outra mulher. então eu e meus filhos estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estaria tratando bem porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem, e meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de obter o meu marido de volta para casa, porque eu amo e aprecio muito ele, então um dia como eu estava navegando no meu computador eu vi um testemunho sobre este feitiço DR Sunny, testemunhos compartilhado na internet por uma senhora e me impressionar tanto eu também acho que experimentá-lo. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e meus filhos estão passando então eu entrei em contato com ele e ele me disse para ficar calmo por apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa recebi uma chamada do meu marido no segundo dia perguntando depois que as crianças e eu liguei DR ensolarado e ele disse que seus problemas são resolvidos meu filho. então foi assim que eu consegui minha família de volta depois de um longo estresse de frear uma malvada senhora com toda essa ajuda de DR Sunny, eu quero que todos vocês neste fórum se juntem a mim para dizer um imenso obrigado a DR Sunny e eu também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contatá-lo seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    ELE É ESPECIALIZADO NO SEGUINTE SÉRIE.

    (1) Se você quer seu ex de volta.

    (2) se você sempre tiver sonhos ruins.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quer que mulheres / homens corram atrás de você.

    (5) Se você quer uma criança.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quer amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar você perdeu dinheiro.

    (10) se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar do seu marido.

    (12) se você deseja que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantir que você vença os casos judiciais e divórcios problemáticos, não importa em que estágio

    (15) Pare o seu casamento ou relacionamento de se separar.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CÂNCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisa de orações por libertação para seu filho ou para si mesmo.

    (18) você quer curar a cura para o diabetes, a cura para o herpes, a cura para o HIV e a Aids, a cura para o câncer de mama e a cura para o câncer,
     
    mais uma vez, certifique-se de contatá-lo se você tiver algum problema que ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) em contato com ele imediatamente .... ligue ou whatsapp ele número em +2349030731985

    ResponderExcluir
  4. De repente, seu homem disse que quer se divorciar e você quer que vocês voltem quando ainda houver amor na família? Então não procure mais, porque o Dr. Ajayi, o grande lançador de feitiços, é ideal para você. Por profissão, sou banqueiro, quando meu casamento de 7 anos acabou, isso realmente partiu meu coração e até afetou meu trabalho, porque eu estava sempre pensando e sem me concentrar. Eu realmente amo meu marido, então procuro maneiras que eu possa usar para recuperá-lo depois de viver separados por cerca de 5 meses. Me deparei com um depoimento de um homem que disse que era capaz de obter uma promoção no emprego com a ajuda do grande ajudante de feitiço Dr. Ajayi, então peguei o contato dele e estendi a mão para ele. melhor para mim, mas disse algumas coisas que precisam ser feitas para alcançar meu objetivo, segui suas instruções e hoje estou vivendo feliz com meu marido novamente, ele é realmente um homem maravilhoso e abençoado por seus deuses. Entre em contato com o Dr. Ajayi para qualquer tipo de problema de vida no seu número Viber ou WhatsApp: +2347084887094 ou E-mail: drajayi1990@gmail.com, você não se arrependerá de ter se encontrado com ele.

    ResponderExcluir
  5. De repente, seu homem disse que quer se divorciar e você quer que vocês voltem quando ainda houver amor na família? Então não procure mais, porque o Dr. Ajayi, o grande lançador de feitiços, é ideal para você. Por profissão, sou banqueiro, quando meu casamento de 7 anos acabou, isso realmente partiu meu coração e até afetou meu trabalho, porque eu estava sempre pensando e sem me concentrar. Eu realmente amo meu marido, então procuro maneiras que eu possa usar para recuperá-lo depois de viver separados por cerca de 5 meses. Me deparei com um depoimento de um homem que disse que era capaz de obter uma promoção no emprego com a ajuda do grande ajudante de feitiço Dr. Ajayi, então peguei o contato dele e estendi a mão para ele. melhor para mim, mas disse algumas coisas que precisam ser feitas para alcançar meu objetivo, segui suas instruções e hoje estou vivendo feliz com meu marido novamente, ele é realmente um homem maravilhoso e abençoado por seus deuses. Entre em contato com o Dr. Ajayi para qualquer tipo de problema de vida no seu número Viber ou WhatsApp: +2347084887094 ou E-mail: drajayi1990@gmail.com, você não se arrependerá de ter se encontrado com ele.

    ResponderExcluir